
O advogado José Vicente Santini, assessor especial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), é o favorito para ocupar a vaga de suplente de Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de Segurança Pública de São Paulo, caso ele dispute o Senado em 2026.
A escolha está relacionada à boa relação que Santini tem com o governador, com Derrite e também com a família Bolsonaro.
No governo de São Paulo, Santini atua como chefe do escritório em Brasília. Na prática, ele trabalha como articulador do governador junto ao Congresso, ao Judiciário e ao Planalto em relação a temas de interesse da gestão estadual.
Recentemente, por exemplo, ele foi o articulador do encontro de Tarcísio com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
O bom trânsito na capital federal também foi levado em conta na avaliação de que ele seria um bom nome para acompanhar o de Derrite no ano que vem. Atualmente, ele não está filiado a nenhuma sigla.
Santini foi secretário-executivo da Casa Civil, assessor do Ministério do Meio Ambiente e secretário nacional de Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL). Ele é irmão do ex-vereador de Campinas (SP) Nelson Santini, mais conhecido como Tenente Santini, que se notabilizou como empresário da área de segurança pública.
A definição a respeito de destino de Santini depende da decisão do governador Tarcísio em relação ao seu próprio futuro. Caso ele opte por disputar a reeleição, como tem afirmado repetidamente, Derrite buscará uma vaga no Senado. Se ele apostar em uma candidatura à Presidência, o secretário de Segurança tentará se colocar como candidato a governador de São Paulo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Veja mais em Folha de S. Paulo



