
O arcebispo Gallagher chegou ao país em 3 de novembro, onde permanece por cinco dias. Sua agenda já incluiu encontros com o presidente Anura Kumara Dissanayake e com a primeira-ministra Harini Amarasuriya. Ao receber o prelado em Colombo em nome do governo local, o ministro das Relações Exteriores, Vijitha Herath, afirmou que este aniversário é “um marco que celebramos com orgulho, refletindo sobre cinco décadas de amizade, cooperação e um compromisso compartilhado com a paz, o desenvolvimento”.
Vatican News
No contexto dos 50 anos de relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Sri Lanka, o arcebispo Paul Richard Gallager visita o país asiático de 3 a 9 de novembro, onde cumpre extensa agenda. A quarta-feira, 5, foi um dia marcado por momentos de fé, memória e comunhão.
De fato, o arcebispo visitou os locais dos atentados terroristas no Domingo da Páscoa de 2019, que provocaram ao menos 250 mortes e mais de 500 feridos. Naquele dia trágico, quando os cristãos celebravam a Ressurreição do Senhor, às 8h45 houve explosões simultâneas no Santuário de Santo Antônio, em Colombo, na Igreja de São Sebastião, em Negombo, e nos hotéis Kigsbury, Cinnamon Grand Hotel e Shangri La, todos na capital. Às 9h05, outra explosão na Igreja Zion, em Batticaloa. Às 13h45 nova explosão no New Tropical Inn em Dehiwela, e às 14h15 uma explosão em um complexo residencial no Bairro de Dematagoda, também Colombo, durante uma operação policial, quando morreram três policiais. Às 22h30 foi relatado um ataque a bomba contra uma mesquita e ataques incendiários contra duas lojas de propriedade de muçulmanos, em diferentes partes do país.
Depois da visita aos locais dos atentados, dom gallagher presidiu uma Missa de Ação de Graças na Catedral Santa Lúcia, em Colombo, pelo 50° aniversário das relações diplomáticas entre os dois Estados.
Na programação desta quinta-feira, 6 de novembro, o encontro com as autoridades religiosas de Malwatta e Asgiriya, em Kandy, seguida pela visita ao templo budista da cidade.
Nos seus inúmeros compromissos oficiais, o secretário para as relações com os Estados já se encontrou com o presidente Anura Kumara Dissanayake, com a primeira-ministra Harini Amarasuriya e o ministro das Relações Exteriores, Vijitha Herath.
A visita ao país asiático também é uma ocasião para reforçar o compromisso comum pela paz e pela cooperação.
Fonte: Vatican News