

Pelo terceiro ano consecutivo, startups brasileiras desembarcam em Portugal para participar do Web Summit Lisboa, uma das maiores conferências internacionais de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, e o Brasil marca presença com uma comitiva robusta, composta por mais de 300 startups de todas as regiões do país, com destaque para o Norte e Nordeste.
As empresas que integram a delegação nacional representam diferentes segmentos de mercado, como Tecnologia da Informação (TI), saúde (Healthtechs) e educação (Edtechs). Um dado específico chama a atenção: mais de 50% dessas empresas são lideradas por mulheres.
Os números reforçam o compromisso do Sebrae com o fortalecimento da presença feminina no universo das startups e com a construção de um ambiente de negócios mais inclusivo e competitivo. A missão é apoiada pelo Sebrae e por uma rede de parceiros, consolidando a força e a diversidade do ecossistema de inovação brasileiro no cenário internacional.
Antes de cruzarem o Atlântico, as empresas participantes passam por duas capacitações voltadas à captação de investimentos, além de uma trilha sobre a cultura de negócios e o tempo de resposta do ecossistema português. Durante o evento, o Sebrae e os demais parceiros coordenam o Pavilhão Brasil, dividido em dois espaços complementares, sendo um dedicado ao conteúdo e networking e outro voltado à exposição de startups, hubs e parceiros.
O Ceará também marca presença no continente europeu
Quatro startups cearenses representarão o estado na capital portuguesa. Após vencerem o Siará Tech Summit, a Love Technology, especializada em recrutamento e seleção de talentos de TI; a Hublocal, que desenvolve soluções para presença digital e gestão de mapas na internet; e a Soffia, plataforma de gestão de escalas e desenvolvimento profissional na área da saúde seguem direto para o Web Summit Lisboa.
Além dessas, a startup Unum Sistemas LTDA completa a lista de representantes cearenses. A empresa integra a delegação piauiense, após ser selecionada durante o evento Nordeste On – Neon 2025, realizado pelo Sebrae em Teresina, no mês de julho.
Para Herbart Melo, articulador da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, a presença das startups cearenses no Web Summit reforça o amadurecimento do ecossistema local. “O Ceará está colhendo os frutos do trabalho que vem sendo feito nos últimos anos pelo Sebrae e outras instituições do estado para o processo de fortalecimento do ecossistema local de inovação. O resultado disso é o crescente número de empresas cearenses se destacando no mercado”, destaca.
Fonte: SEBRAE



