
O União Brasil marcou para o horário da abertura da COP30, na próxima segunda-feira (10) às 15h, o julgamento do processo que poderá levar à expulsão do partido do ministro do Turismo, Celso Sabino.
No momento em que estará sendo julgado, Sabino participará do evento que dá início à conferência ambiental, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades, no Parque da Cidade, em Belém.
O ministro recebeu ofício comunicando a decisão na noite de terça-feira (4) do presidente do Conselho de Ética do União, Leur Lomanto.
Ele pedirá à instância adiamento da reunião, com o argumento de que não poderá acompanhar devido ao compromisso do evento ambiental. Sabino é um dos ministros responsáveis por organizar a conferência.
Ele sofre processo de expulsão após desafiar a ordem do partido de entregar os cargos no governo Lula. Sabino pretende ser candidato ao Senado pelo Pará com apoio de Lula em 2026.
A pessoas próximas, o ministro viu intenção deliberada do União Brasil de marcar a decisão sobre sua expulsão para o horário da COP30. Também afirma que o processo, aberto em 8 de outubro, está seguindo ritmo acelerado de forma incomum.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Veja mais em Folha de S. Paulo



