
–

São o Festival Gastronômico do Queijo Coalho e o Encontro Regional de Inovação que prometem movimentar a economia local com repercussão em todo o território. Afinal, o Cedro, no Centro-Sul do Ceará, vive um clima de intensa mobilização com a chegada da 1ª Mostra de Negócios e Inovação, que acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro, quarta e quinta-feiras, no Clube CSU. O evento reunirá empreendedores, produtores rurais, instituições de ensino e representantes da comunidade inovadora em dois dias de programação voltada à valorização da economia local e à promoção da inovação como vetor de desenvolvimento.
Promovida pelo Sebrae/CE, em parceria com a Prefeitura de Cedro e o Senac, a mostra propõe uma grande reunião entre negócios tradicionais, startups e produtores locais, criando um ambiente de troca, aprendizado e geração de oportunidades.
–
O FORTALECIMENTO DA CADEIA

Os preparativos para o evento se intensificaram com uma reunião de articulação entre produtores de queijo coalho e empreendedores do segmento de alimentação fora do lar, realizado no último dia 03 de novembro, segunda, no auditório do Senac Cedro. Ainda na mesma segunda-feira, equipes do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cedro estiveram em reunião com o diretor do IFCE – Campus Cedro, para tratar das ações preparatórias do encontro e reativar parcerias com intuito de fortalecer a comunidade Inovativa no Centro Sul.A expectativa é que o IFCE e a Escola Profissional passem a integrar, de forma mais ativa, a agenda de inovação local, fortalecendo o ecossistema regional. Na ocasião, os participantes inscritos para Festival Gastronômico do Queijo Coalho puderam apresentar produtos, firmar intenções de compra e venda e alinhar estratégias conjuntas para fortalecer e construir um modelo sustentável de comercialização, aproximando o campo do consumo urbano e valorizando o queijo coalho como símbolo da identidade econômica e cultural do Cedro.
“Esse tipo de articulação mostra que é possível transformar tradição em oportunidade. O queijo coalho é um verdadeiro patrimônio da nossa região e tem potencial para gerar emprego e renda quando conectado ao mercado local. Esse movimento entre produtores e empreendedores fortalece o encadeamento produtivo, garantindo que o produto da terra chegue com qualidade e requinte ao prato do consumidor cedrense”, destacou Renato Bizerra, analista do Sebrae/CE no território Centro-Sul.
PROGRAMAÇÃO

Já na programação da Mostra também contará com o 1º Encontro Regional de Gestores e Atores do Ecossistema de Inovação do Centro-Sul, uma iniciativa do Sebrae/CE e do Comitê Regional de Inovação. Basicamente, o encontro reunirá gestores públicos, lideranças institucionais e representantes da comunidade inovativa, com o objetivo de debater o papel do comitê regional na consolidação de uma agenda integrada de inovação e projetar ações para o curto e médio prazos. A presença do presidente do Comitê Estadual de Inovação já está confirmada, reforçando a conexão entre os níveis regional e estadual e consolidando o plano de pilotar um modelo eficiente de governança e inovação no Centro-Sul.

“A Mostra nasce com o propósito de gerar oportunidades, despertar novas ideias e colocar Cedro no mapa da inovação. É o reflexo de um município que acredita no empreendedorismo como caminho para o desenvolvimento”, destacou Rubenilson Oliveira, secretário de Desenvolvimento de Cedro.
SERVIÇO
1ª Mostra de Negócios e Inovação do Cedro e o Encontro Regional de Inovação
06 e 07 de novembro de 2025
Clube CSU – Cedro (CE)
Realização: Sebrae/CE, Prefeitura de Cedro e Senac
Programação: Mostra de Negócios • Festival Gastronômico do Queijo Coalho • Encontro Regional de Inovação
Fonte: SEBRAE

