
A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), por meio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), investiga o envio de integrantes do Comando Vermelho (CV) para zonas de conflito na Europa com o objetivo de aprender técnicas de combate e métodos terroristas que possam ser aplicados contra forças de segurança no Brasil. As informações foram divulgadas pela colunista Mirelle Pinheiro, do portal Metrópoles, nesta quarta-feira (5).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Um dos casos apurados é o de Philippe Marques Pinto, de 29 anos, que teria viajado para a Ucrânia neste ano. A ida faz parte de uma estratégia da organização criminosa, no qual faccionados buscariam se aproximar de práticas militares utilizadas em guerra. Philippe é apontado como aliado de Antônio Hilário Ferreira, o ‘Rabicó’, uma das principais lideranças do CV e chefe do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Dados de imigração e registros policiais indicam que Philippe deixou o Rio de Janeiro ao menos três vezes: em junho de 2023, junho de 2024 e setembro deste ano, sempre com escala em Lisboa, Portugal. Imagens obtidas pela polícia mostram o suspeito em território ucraniano, onde ele estaria atualmente.
Em vídeo, Philippe aparece com um fuzil AK-47, acenando para a câmera e mencionando integrantes do CV. Ele cita um criminoso conhecido como ‘Cafu’, apontado como liderança de uma comunidade dominada pela facção, e afirma que a arma exibida no vídeo “é de verdade”.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Com antecedentes por tráfico de drogas, Philippe poderá responder também por apologia ao crime e associação para o tráfico.
Assista ao vídeo:
Vídeo: Membros do CV são enviados à Ucrânia para aprender táticas de guerra – Vídeo 1
Veja mais em Portal CN7

