
Considerado o maior evento do Norte e Nordeste voltado para o setor turístico, o BTM – Brazil Travel Market 2025 que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, deixou seus frutos no Estado, principalmente junto às rotas cearenses. Todas elas estiveram presentes ao estande do Sebrae/CE no evento, que culminou com uma rodada de negócios exclusiva entre 200 agentes de viagens e 20 fornecedores, que intensificaram as relações entre agentes de viagens e marcas nacionais e internacionais. Os representantes das Rota das Emoções, Rota Verde do Café, Rota das Falésias, Rota Cariri, Rota Mirantes da Ibiapaba, Rota Costa dos Ventos, Sertão Monumental e Rota das Tradições participaram de todas as ações.
Com as negociações acontecendo numa área em separado, a iniciativa oportunizou estimular o networking e gerar novas oportunidades comerciais dentro de um formato. Especificamente, no caso da Rota das Tradições, a articuladora do Escritório Regional do Centro Sul, Neyla Primo enfatizou esta, como tendo sido a primeira participação do roteiro em evento de tal abrangência.

“Estamos iniciando nossa participação, agora. Muita estrada a percorrer”, reconhece Neyla Primo, a articuladora do Escritório do Centro Sul do Sebrae/CE.
Ela lembra que o Centro Sul levou “cases” interessantes para o evento como o por do sol no açude Cedro e um livro levantando a riqueza arquitetônica do município de Icó, planejado por Dom Pedro II e que deveria servir de referências para as demais cidades cearenses.

-Foi muito importante porque pudemos avaliar as possibilidade para a Rota e a importância de divulgar, ao máximo e dar mais visibilidade a este que é o mais novo roteiro desenvolvido pelo Sebrae/CE e parceiros”, enfatizou. Durante a Rodada BTM, cada fornecedor teve cinco minutos para apresentar seus produtos a uma mesa com dez agentes de viagens. Um cronômetro marcou o tempo de interação.

A Rota das Tradições foi criada pelo Sebrae/CE, prefeituras e parceiros, com o objetivo de dar um novo direcionamento turístico para o destino. Ela envolve quatro municípios da região Centro Sul: Iguatu, Icó, Jucás e Orós. Cada cidade traz consigo um conjunto de atrativos que refletem a diversidade cultural, histórica, gastronômica e religiosa do Centro-Sul. Valorizar a cultura, a história e a identidade local tem sido um dos principais caminhos para fomentar o turismo e o empreendedorismo em diversas regiões do Ceará. No Centro-Sul do estado, essa missão vem ganhando força com a criação e estruturação da Rota das Tradições, iniciativa que conta com o apoio do seu escritório regional sediado em Iguatu.
–
–
Fonte: SEBRAE


