
A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) instalou um centro de inteligência em Belém (PA) como parte das ações que buscam garantir a segurança durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre neste mês na capital paraense.
A estrutura vai funcionar até 23 de novembro e fará relatórios diários sobre a situação na cidade durante a conferência. O local reunirá profissionais de diversas especialidades que vão atuar no Pará e remotamente a partir de outras cidades.
Com a estrutura, a Abin diz que quer agilizar o processamento e a disseminação de informações estratégicas, priorizando situações que exijam resposta rápida. Segundo a agência, o trabalho busca antecipar riscos intencionais e não intencionais, garantindo o apoio contínuo às autoridades responsáveis pela segurança do evento.
No Rio, a Abin também instalou um centro de inteligência para monitorar eventos paralelos à COP30, como o Fórum de Líderes Locais e o Encontro Mundial de Prefeitos. A estrutura foi montada por causa das autoridades que participarão dessas atividades.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Veja mais em Folha de S. Paulo



