

NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O príncipe William, herdeiro da coroa britânica, recebeu nesta segunda-feira (3) a chave da cidade do Rio de Janeiro, no primeiro compromisso de sua primeira visita ao Brasil.
William foi recebido pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e por um grupo de choro ao som de “Brasileirinho” no Morro da Urca, primeira parada do complexo turístico do Pão de Açúcar.
Depois, no heliponto do complexo, Paes lhe mostrou a vista panorâmica da cidade e lhe presenteou com a chave. William interagiu com turistas, tirou selfie, e deixou o local sem falar com a imprensa.
O prefeito disse que o príncipe ficou impressionado com a paisagem do Rio, com a natureza invadindo a cidade, e com o contraste entre a cidade e as favelas.
“Até agora estou tremendo, foi uma experiência única”, disse o motoboy Renan Colares, que leva de sua primeira visita ao Rio uma foto com o príncipe. “A gente nem tinha planejado vir ao Pão de Açúcar, mas abriu um sol.e decidimos”, disse sua esposa, Camila.
William terá uma série de compromissos relacionados ao meio ambiente e participará de eventos na cidade de segunda a quarta-feira (5).
Este ano, o Rio foi escolhido para sediar a entrega do prêmio Earthshot, concedido por sua fundação de soluções ambientais inovadoras. A cerimônia na quarta terá atrações internacionais e será conduzida pelo apresentador Luciano Huck.
Após a estadia na capital fluminense, o príncipe viajará para Belém, no Pará, para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30 representando seu pai, o rei Charles 3º, chefe de Estado do Reino Unido.
A agenda do integrante da monarquia britânica no Rio é tratada com confidencialidade por motivos de segurança. Suas atividades serão acompanhadas por veículos de imprensa selecionados e de forma restrita. A equipe do herdeiro do trono veta a abordagem de jornalistas ao príncipe.
O esquema de segurança para a passagem de William na cidade ganhou um desafio adicional após a ocorrência da megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha. A ação se tornou a mais letal da história brasileira, com 121 mortos -entre eles 4 policiais.
Paes falou sobre a questão da segurança. “Infelizmente a gente às vezes entra nas manchetes por coisas que a gente não gostaria, mas ele ajuda a mostrar esse lugar incrível, maravilhoso”, afirmou.
Segundo comunicado enviado à imprensa pelos organizadores, o príncipe “está entusiasmado para conhecer os brasileiros e pessoas de outros países do continente, além de celebrar as incríveis soluções que ganharão destaque durante a cerimônia de premiação do Earthshot”.
Engajado na agenda ambiental, o príncipe William vem seguindo os passo do pai, rei Charles, um veterano ativista nessa pauta. O atual ocupante do trono britânico tem um histórico de envolvimento com as conferências climáticas, como a COP28, em Dubai, onde proferiu o discurso de abertura da cúpula.
A visita de William ao Brasil ocorre em meio a um momento sensível na realeza britânica com a retirada dos últimos títulos restantes e da residência do príncipe Andrew, irmão do rei Charles e tio de William, processado por Virginia Giuffre, a principal acusadora do criminoso sexual americano Jeffrey Epstein.
Leia Também: 45% dos professores dizem já ter ouvido falas machistas de colegas sobre corpo de alunas
Fonte: Notícias ao Minuto



