


A Arquidiocese de Fortaleza realizará, no dia 27 de dezembro, às 17h, na Catedral Metropolitana, a celebração de encerramento do Jubileu da Esperança, um tempo de graça vivido por toda a Igreja Católica desde a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, em dezembro de 2024.
Instituído pelo Papa Francisco e continuado pelo seu sucessor, o Papa Leão XIV, o Ano Jubilar é um convite à misericórdia, à conversão e à renovação espiritual. A celebração na capital cearense marcará o encerramento diocesano do Jubileu, conforme previsto na bula de convocação, que determina o término nas dioceses de todo o mundo na Festa da Sagrada Família.
Em carta dirigida aos fiéis, o arcebispo metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, convocou toda a Igreja de Fortaleza a unir-se em oração e gratidão. “Com alegria, convoco os Padres, Diáconos, Seminaristas, Leigos(as), Religiosos(as), Consagrados(as), Virgens Consagradas, Membros das Novas Comunidades, Pastorais, Movimentos e Serviços a estarmos juntos, numa concentração de fé e comunhão eclesial, dando graças a Deus e celebrando sua misericórdia abundante sobre nós nesse Jubileu da Esperança”, escreveu o arcebispo.
O prelado destacou ainda que o tempo jubilar foi “um belo caminho de conversão pessoal e pastoral, repleto de oração e ações de amor a Deus e ao próximo”. Para ele, o encerramento do Jubileu deve ser vivido como um momento profundo de encontro com o Senhor e de compromisso com a esperança cristã.
“Peço a Deus que nos abençoe em nossos bons propósitos para vivermos esse encerramento do Ano Jubilar como verdadeiro espaço de conversão ao Senhor”, concluiu Dom Gregório.
A celebração promete reunir representantes de todas as expressões eclesiais da Arquidiocese, em um gesto de unidade e fé, encerrando solenemente o Ano Santo 2025, vivido sob o lema “Peregrinos da Esperança”.
Acompanhe a Carta Circular:
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
