
O ministro do Turismo, Celso Sabino, teve um crescimento expressivo nas pesquisas de intenção de voto para o Senado do Pará, em meio ao processo de expulsão que enfrenta de seu partido, o União Brasil.
Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Paraná, ele foi de 10,8% em junho para 20,7% agora em um dos cenários.
O líder é o atual governador Helder Barbalho (MDB), com 49,3%, seguido por Delegado Eder Mauro (PL), com 32,5%.
Serão duas vagas em disputa no ano que vem. Logo atrás de Sabino, em situação de empate técnico, aparece o atual senador, Zequinha Marinho (Podemos). A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais.
Em outro cenário, Sabino aparece em segundo, com 28,2%, enquanto Helder tem 54,2% e Marinho, 27,1%. Nesse caso, não houve pesquisa anterior.
A pontuação deve reforçar o argumento de Sabino para ficar no governo, desafiando determinação do seu partido de deixar o ministério. Ele conta com a projeção do cargo para aumentar suas chances eleitorais no ano que vem.
O ministro enfrenta processo de expulsão e pode ter de procurar um novo partido da base do governo para se candidatar ao Senado. Ele já disse que apoiará a reeleição de Lula e aposta no apoio do presidente na campanha.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Veja mais em Folha de S. Paulo



