
O Instituto Update lança nesta quarta-feira (29) o Mapa Narrativo – Entre Nós, guia com estratégias de comunicação para ampliar a presença das mulheres na vida pública.
Haverá debate na Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados com a participação das deputadas Lídice da Mata (PSB-BA) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), da jornalista Carol Pires e da coordenadora de projetos do instituto, Marília Nascimento.
Também estão previstas gravação ao vivo do podcast Duas e Tanto, com Carol Pires e Marina Dias, e roda de conversa com Marília Gomes, do Update, Larissa Santiago, cofundadora do Blogueiras Negras, e Simone Tebet, ministra do Planejamento.
A publicação é fruto da pesquisa Mulheres em Diálogo, que ouviu brasileiras de diversas regiões, classes sociais, idades e orientações políticas. O levantamento mostra que 94% defendem igualdade salarial, 85% apoiam mais mulheres em cargos políticos e 77% apontam a segurança como prioridade nacional.
“O estudo revela que há muito mais pontos de encontro do que de divisão entre as mulheres brasileiras. É sobre esse terreno comum que podemos construir novas formas de participação e de representação”, afirma Carol Althaller, diretora-executiva do Instituto Update.
O guia foi construído a partir da colaboração de mais de 20 lideranças de organizações femininas de todo o país. Nele, é reforçada a importância de falar a partir da vida cotidiana, reconhecer que política está também no cuidado e no trabalho invisível e valorizar a experiência de cada mulher como forma legítima de ação pública.
Entre as propostas, o guia apresenta conceitos como o “consenso sobreposto”, que mostra como mulheres de diferentes crenças podem chegar a valores como justiça, dignidade e segurança por caminhos distintos.
Também traz exemplos práticos de mensagens para diferentes perfis, como mães cuidadoras, jovens da Geração Z, mulheres evangélicas, empreendedoras e cientistas.
O material estará disponível gratuitamente para download no site do Instituto Update.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Veja mais em Folha de S. Paulo



