Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Equipe do Sínodo no Brasil participa do Jubileu no Vaticano: coração renovado para voltar ao trabalho – Vatican News

As equipes sinodais do mundo inteiro puderam compartilhar experiências como forma de engajar mutuamente a construção de uma Igreja cada vez mais sinodal​, como aquela vinda do Brasil. Entre os membros, Mariana Venâncio foi convidada pela Secretaria Geral do Sínodo a contar sobre a caminhada no país. “Renovamos no nosso coração o desejo de continuarmos o nosso trabalho como equipe nacional, sobretudo neste período da fase de implementação nas igrejas particulares”, disse Pe. Douglas Fontes.

Andressa Collet – Vatican News

Em meio à Fase de Implementação do Sínodo no Brasil, a equipe nacional de animação participou do Jubileu das Equipes Sinodais e dos Órgãos de Participação realizado no Vaticano de 24 a 26 de outubro. “Foi uma oportunidade de nos encontrarmos com as equipes sinodais de todo o mundo, da Secretaria Geral do Sínodo e com o próprio Papa Leão”, comentou o Pe. Douglas Alves Fontes ao Vatican News: “uma oportunidade para renovarmos no nosso coração o desejo de continuarmos o nosso trabalho como equipe nacional, sobretudo neste período da fase de implementação nas nossas igrejas particulares”. O cronograma do processo sinodal deve ser organizado em etapas de implementação e avaliação desde 2025, se estendendo durante os próximos três anos para culminar na Assembleia Eclesial de 2028, visando garantir que as comunidades possam caminhar juntas e colher os frutos das suas experiências.

O Brasil no Jubileu das Equipes Sinodais

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe Nacional de Animação do Sínodo, enviou Mariana Aparecida Venâncio, também assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, para palestrar sobre Sinodalidade como Profecia Social. “Tive a honra e a responsabilidade de participar do momento introdutório do Jubileu das Equipes Sinodais, no Vaticano”, na última sexta-feira (24/10), escreveu a brasileira nas redes sociais, uma das intervenções que precedeu a participação do Papa Leão XIV. Há um mês ela foi convidada pela Secretaria Geral do Sínodo para o momento considerado significativo na fase de implementação das orientações emanadas do Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Sínodo sobre a Sinodalidade:

“Foi um momento muito interessante de ouvir experiências e também de falar da experiência do Brasil nesse caminho sinodal no primeiro dia, ao compartilhar algumas reflexões, como a sinodalidade como profecia social a partir do contexto brasileiro. E a Secretaria do Sínodo enfatizou que eles gostariam de ouvir o Brasil e a nossa caminhada.”

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo tem um duplo papel de estimular as dioceses com a oferta de uma formação continuada e a promoção da reflexão teológico-pastoral, e o de manter justamente uma interface com a Secretaria Geral do Sínodo, assegurando alinhamento e comunicação com a Igreja no Brasil. Como explicou Sônia Gomes de Oliveira, também membro da equipe do Brasil:

“Durante as palestras e as mesas de debates conseguimos ouvir alguns sinais e apontamentos da sinodalidade. Vai-se abrindo o caminho, como um leque. Assim como as perguntas e as respostas aos continentes dadas pelo Papa, através de caminhos do que já está acontecendo nos diversos continentes; também vai abrindo caminhos pra gente. É uma troca de experiências mas, ao mesmo tempo, uma vivência da conversação no Espírito e a sinodalidade sendo vivida neste momento.”

As equipes sinodais do mundo inteiro puderam compartilhar experiências, como forma de engajar mutuamente a construção de uma Igreja cada vez mais sinodal​, reforçou o Pe. Jânison de Sá Santos, outro membro da Equipe Nacional de Animação do Sínodo no Brasil:

“Um momento muito importante de reflexão e partilhas, de escutar as experiências sinodais de diferentes continentes e realidades eclesiais, através da conversa no Espírito e com grupos de trabalho que nos enriqueceram para darmos continuidade ao trabalho com as nossas equipes sinodais no Brasil, nos preparando nesse caminhar como Igreja sinodal.”

A Fase de Implementação no Brasil

O período decisivo de implementação tem o objetivo de “experimentar práticas e estruturas renovadas, que tornem a vida da Igreja cada vez mais sinodal”. O Documento Final do Sínodo serve como o ponto de referência para toda a fase, propondo um caminho de conversão para a Igreja, da cultura, das relações e das práticas eclesiais, e, consequentemente, da reforma das estruturas e instituições. A Igreja local deve encontrar as modalidades apropriadas para aplicar essas mudanças​ e a Equipe Nacional de ​Animação do Sínodo no Brasil pode prestar auxílio nesse discernimento, agora, ainda mais enriquecida com o que foi vivido durante o Jubileu no Vaticano, como desta o Pe. Júlio César Evangelista Resende:

“Essa troca de experiências enriquece o caminho sinodal. Como o Documento Final e a Fase de Implementação indicam, cada realidade deve buscar assimilar, colocar em prática as experiências sinodais. Estar no Jubileu foi essa oportunidade de ver como cada região mundo afora busca implementar esse convite a viver uma Igreja sinodal.”




Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo