Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Angola. Dom Filomeno lança apelo para uma maior atenção às crianças – Vatican News

A Igreja Católica em Angola celebrou, neste domingo, 12 de outubro, os 25 anos de missão e presença da Pastoral da Criança no país, um marco de dedicação à vida e ao desenvolvimento integral dos mais novos, e o arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, lançou um solene apelo para uma maior atenção aos “petizes”.

Anastácio Sasembele – Luanda, Angola

A Missa solene, realizada na Paróquia de São Clemente de Alexandria em Luanda, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias. No final da celebração, o prelado lançou um veemente apelo à sociedade angolana, sublinhando que a protecção dos Direitos da Criança deve ser uma prioridade inegociável, mesmo perante as dificuldades socioeconómicas.

O Arcebispo exortou os agentes de pastoral, os pais e encarregados de educação, e, sobretudo, o Executivo angolano, a prestarem maior atenção às crianças. O apelo centra-se na necessidade de garantir que os 11 Compromissos da Criança (documento orientador de políticas públicas para a infância em Angola) sejam efectivamente cumpridos, apesar dos desafios impostos pelas actuais condições sociais das famílias.

Dom Filomeno destacou que, apesar das dificuldades económicas, o compromisso com a vida, a saúde, a nutrição e a educação das crianças vulneráveis e das famílias com maiores dificuldades não pode ser atenuado.

Grupo de crianças em Angola

Grupo de crianças em Angola

A essência da pastoral da criança: missão no mundo e em Angola

A pastoral da criança é um organismo de acção social da Igreja Católica, cuja essência se baseia na multiplicação do conhecimento e da solidariedade para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos e de suas famílias, priorizando as comunidades mais pobres.

Essência no mundo

Nascida no Brasil na década de 1980, por iniciativa da médica pediatra Dra. Zilda Arns Neumann (de feliz memória) e de Dom Geraldo Majella Agnelo, a pastoral utiliza uma metodologia simples e eficaz: a capacitação de líderes comunitários voluntários. Estes líderes acompanham as gestantes e as crianças em suas comunidades, realizando visitas domiciliares mensais e a “Celebração da Vida” para monitorar o peso e o desenvolvimento, fornecendo orientações básicas de saúde, nutrição e educação. O foco é reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição e a violência doméstica através do conhecimento.

Essência em Angola: uma missão de 25 anos

Em Angola, a missão da Pastoral da Criança foi acolhida e implementada com o mesmo espírito. A sua chegada ao país é atribuída à visão e empenho do saudoso Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga (Bispo Emérito de Benguela), que convidou a Dra. Zilda Arns a visitar Angola e a iniciar a capacitação de voluntários. A Pastoral chegou formalmente a Angola a 12 de outubro de 1996, sendo acolhida pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Ao completar 25 anos de dedicação, a Pastoral da Criança reafirma o seu papel como órgão da Igreja de cunho ecuménico, aberto a todas as pessoas que partilham o grande cuidado pela vida, independentemente da sua confissão religiosa. A celebração deste domingo não foi apenas um momento de gratidão, mas um novo ponto de partida para reforçar a aliança entre Igreja, Estado, Família e Comunidade em prol do futuro de Angola.

Oiça aqui a reportagem e partilhe


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo