
De entre os numerosos consagrados e consagradas vindos em peregrinação a Roma pelo Jubileu a eles dedicado, estão algumas vindas religiosas de Cabo Verde, em particular franciscanas e irmãs Filhas do Sagrado Coração de Maria. Levarão consigo a força de não desesperar mesmo perante dificuldades.
Dulce Araújo – Vatican News
Tiveram uma viagem difícil, as quatro irmãs Filhas do Sagrado Coração de Maria que vieram de Cabo Verde para o Jubileu. Mas tudo passou logo que iniciaram a dar os primeiros passos da passagem da Porta Santa e a visitar outros lugares simbólicos da fé cristã em Roma – revela a irmã Romualda Tavares, atualmente responsável da comunidade de três irmãs a trabalhar na ilha do Sal. Sente-se contente e feliz e, ao ver tantos religiosos e religiosas em Roma neste clima jubilar, exclama: “a vida cristã é bela, grandiosa!”. Sublinha que veio fortalecer-se na fé, para também fortalecer as pessoas com quem trabalha no difícil contexto da ilha turística do Sal. Oiça as palavras desta religiosa que já foi Superiora Provincial da sua Congregação para a Província de Cabo Verde e Guiné-Bissau e Presidente da União das Consagradas e Consagrados em Cabo Verde. São palavras recolhidas no primeiro dia da peregrinação em que respondia à pergunta sobre o que espera deste Jubileu:
A irmã Alexandra Maria Gomes Martins, recentemente eleita Conselheira da Superiora Provincial (irmã Maria Antónia Nunes de Barros) está a comemorar 25 anos de vida consagrada e veio também para dar graças a Deus por isso.
Outro membro do grupo que veio a Roma é a irmã Vitalina Soares. Sente-se habitada pela grande alegria da fé, linguagem comum que une os peregrinos vindos de várias partes do mundo para o Ano Santo. Salienta também o fervor da entrega a Deus como religiosa e por tudo isto agradece a Deus…
Em Roma, as irmãs Filhas do Sagrado Coração de Maria foram amavelmente acolhidas pelas suas conterrâneas, leigas consagradas da “Fraternidade Rainha dos Corações”, que fazem um lindo e indispensável serviço no seio da comunidade cabo-verdiana na capital italiana e não só.
https://www.vaticannews.va/it/podcast/rvi-programmi/afrofonia/2023/05/afrofonia-07-05-2023.html – Link trasmisssão em italiano sobre a “Fraternidade Rainha dos Corações”
https://www.fraternidaderainhadoscoracoes.com/
Fonte: Vatican News


