
![]()
O arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais da Santa Sé, está em Nova York para participar da Semana de Alto Nível pelos 80 anos das Nações Unidas. A notícia foi dada pela Secretaria de Estado da Santa Sé através de uma postagem publicada na rede social X.
Andressa Collet – Vatican News
O secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, o arcebispo Paul Richard Gallagher, está em Nova York para participar da sessão de número 80 da Assembleia Geral das Nações Unidas que começa nesta segunda-feira (22/09) e termina em 30 de setembro na sede da ONU. A notícia foi dada pela Secretaria de Estado da Santa Sé através de uma postagem publicada na rede social X.
Segundo informações das Nações Unidas, a Semana de Alto Nível representa o ponto alto das comemoração do aniversário de 80 anos da ONU. Em diversas reuniões, cerca de 150 chefes de Estado e de governo se unem a funcionários da organização para refletir sobre a história da ONU, abordando desafios e conquistas das últimas oito décadas, além da busca de soluções para conflitos, mudanças climáticas, igualdade de gênero e inteligência artificial que figuram entre temas mais salientes das sessões deste ano.
80 anos da Carta da ONU
O encontro, conhecido como UNGA80, como comentou o secretário-geral, António Guterres, é uma oportunidade de diálogo, mediação e soluções para os países participantes. Já a presidente da Assembleia Geral, Annalena Baerbock, disse que os países devem capitalizar as possibilidades para realçar a importância do momento histórico e o compromisso com a Carta da ONU e os princípios que ela representa há 80 anos da assinatura dos 50 países fundadores. Das nações em língua portuguesa, o Brasil foi o único a firmar o documento pela mão da diplomata e cientista Bertha Lutz, em 1945, durante a Conferência de São Francisco.
A agenda a partir de segunda-feira, 22 de setembro
Neste primeiro dia de encontro, a sede das Nações Unidas acolhe a reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre o aniversário de 30 anos da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher. Durante a tarde, a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados. Já nesta terça-feira (23/09) começa o debate geral com pronunciamentos de representantes dos 193 Estados-membros e delegações de observadores no principal órgão deliberativo das Nações Unidas.
Durante a semana, a sala da Assembleia Geral e o complexo da organização irá abordar sobre os desafios globais mais urgentes, incluindo crises como guerras, mudanças climáticas, igualdade de gênero e inteligência artificial. Para as Nações Unidas, nesta Semana de Alto Nível, além de cumprir uma tradição, deve ser marcado um momento vital para a comunidade internacional refletir, renovar compromissos e reimaginar o futuro compartilhado.
Fonte: Vatican News
