Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: PSOL critica exploração de petróleo na região amazônica e dá guinada ambiental em novo programa

O PSOL decidiu dar uma guinada ambiental em seu programa político, no momento em que o governo Lula provoca a ira de ativistas da área ao autorizar a exploração do petróleo na região amazônica.

Um novo documento aprovado no mês passado pela legenda, em encontro que marcou seus 20 anos de fundação, dedica cerca de um terço do espaço à questão ambiental. O texto final ainda não foi divulgado.

“Decidimos carregar bastante nossa atuação na transição energética e na temática ambiental de um modo geral. Nosso debate interno passou pela convicção de que a crise climática está fortemente relacionada a todas as crises”, diz Paula Coradi, presidente nacional do partido.

O PSOL é forte crítico da exploração de petróleo na Margem Equatorial, fazendo um contraponto ao PT, que em sua maioria defende essa atividade.

Em abril deste ano, o deputado federal Ivan Valente (SP) apresentou projeto que veta a exploração de petróleo e gás na amazônia. O texto é subscrito por toda a bancada do PSOL na Câmara, inclusive Guilherme Boulos (SP), recém-nomeado ministro da Secretaria Geral da Presidência.

“A decisão [de liberar a exploração] foi uma sinalização muito ruim do governo, ainda mais por estarmos a menos de um mês da COP30″, diz Coradi.

Segundo ela, as posições de Boulos como deputado que contrariarem o governo devem ser encaradas com normalidade.

“Dá para separar as coisas. Boulos não está na atual função como um representante do PSOL, ele agora é um ministro de estado.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo