Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

IMBISA celebra jubileu com apelo à missão, solidariedade e esperança para a juventude – Vatican News


Durante a celebração do jubileu de ouro da Associação Inter-Regional dos Bispos da África Austral (IMBISA), realizada em Matsapha, Reino de Eswatini, o Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos Hatoa Nunes, destacou o valor deste encontro como um verdadeiro sinal da presença do Espírito Santo que inspira a Igreja a caminhar unida na diversidade.

Sheila Pires – Joanesburgo, África do Sul

“Esta experiência que estamos a ter de partilhar, estarmos juntos, é uma autêntica presença do Espírito que atua em nós e vamos descobrindo caminhos para enfrentar os novos desafios da região, que não são poucos”, afirmou Dom Nunes.

O encontro, que reuniu bispos dos nove países membros da IMBISA, teve como tema a sinodalidade, um conceito central no pontificado do Papa Francisco, e que convida a Igreja a “caminhar juntos”, discernindo em comunhão as respostas aos desafios pastorais contemporâneos.

Segundo o arcebispo, a partilha de experiências entre as dioceses da região é um dos frutos mais significativos desta assembleia. Ele destacou, com particular apreço, a abertura missionária da Igreja em Angola:

“Ficamos surpreendidos pela Igreja irmã de Angola, que consegue ter vários padres num tempo como este e se mostra aberta para partilhar. É uma boa experiência para nós, que nos interpela, porque a Igreja não pode estar fechada”, sublinhou.

Dom Nunes sugeriu que o exemplo angolano pode inspirar outras dioceses da região a “cultivar mais essa dimensão missionária”, promovendo uma Igreja “aberta, virada para o mundo e para tudo aquilo que a missão representa nos nossos países”.

Juventude e desafios sociais

Entre os temas abordados durante a assembleia — que contou também com a presença do Cardeal Michael Czerny SJ, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e do Cardeal Fridolin Ambongo Besungu OFM.Cap, presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) — destacou-se a preocupação com a juventude, a migração e o consumo de drogas, realidades que afetam profundamente os países da África Austral.

“A questão da juventude é um grande desafio”, afirmou Dom Nunes. “Temos jovens que saem de um país para outro e muitas vezes o que falta são estruturas que lhes ofereçam o mesmo acolhimento e espaço para traduzirem os seus dons e contribuírem para a Igreja.”

O arcebispo lembrou ainda as experiências pastorais concretas que têm surgido em Moçambique, como a Fazenda da Esperança, em Chimoio, e a Casa da Misericórdia, em Maputo, ambas voltadas à recuperação e reintegração social de jovens e ex-reclusos.

“A Casa da Misericórdia é uma instituição que trabalha na integração dos presos e também de pessoas marginalizadas. Oferecemos cursos de carpintaria e serralharia e procuramos promover penas alternativas, porque as cadeias estão abarrotadas. É uma forma de reintegrar as pessoas na sociedade e devolver-lhes dignidade.”

Caminhar juntos como IMBISA

Para Dom Nunes, o jubileu de ouro da IMBISA é um convite a renovar o compromisso de comunhão e corresponsabilidade pastoral entre os bispos e as comunidades da região.

“Devemos partilhar entre dioceses e países, ver que projeto a IMBISA poderia adotar, talvez até criar uma ‘Casa da Misericórdia da IMBISA’. Começar com pequenas coisas, aparentemente simples, mas que já são um passo rumo a respostas mais profundas e acertadas para os desafios do nosso tempo.”

O arcebispo de Maputo destacou ainda a importância da continuidade da liderança da IMBISA, que “garante estabilidade e consolidação das iniciativas”, e expressou satisfação com a renovação de áreas como a comunicação, que considera “fundamental para fortalecer os laços e a visibilidade da ação pastoral regional”.

Esperança no protagonismo juvenil

Concluindo, Dom Nunes partilhou com entusiasmo a preparação da Terceira Jornada Nacional da Juventude em Maputo, que deverá reunir jovens de todo o país para momentos de oração, intercâmbio e discernimento vocacional.

“É um momento de graça. Contaremos com a presença de alguém do Vaticano e também de artistas cuja evangelização se faz através da música. Queremos inspirar os jovens a serem criativos e engajados na missão e na evangelização, que é a nossa missão comum”, afirmou.

A celebração dos 50 anos da IMBISA em Matsapha foi, assim, um marco de comunhão e esperança. Reunindo bispos, sacerdotes e delegados de toda a região, o jubileu reafirmou o compromisso de caminhar juntos como uma Igreja sinodal, missionária e solidária, fiel à sua vocação de servir os povos da África Austral.

Ouça aqui a entrevista com o arcebispo D. João Carlos Hatoa Nunes


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo