
![]()
Após os resultados do segundo turno eleitoral na Bolívia, que terminou com a eleição de Rodrigo Paz como novo presidente do país, a Secretaria-Geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB) divulgou um comunicado no qual faz um apelo “a todos os atores políticos e sociais para aceitarem com serenidade os resultados do processo eleitoral, respeitando a decisão soberana do povo boliviano”.
Vatican News
“Exortamos todo o povo boliviano a se comprometer com a construção de um amanhã diferente, mantendo viva a esperança e o compromisso na construção de dias melhores para a Bolívia.” Este é o apelo feito pelos bispos bolivianos em comunicado emitido pela Secretaria-Geral da CEB, após os resultados do segundo turno eleitoral, realizado em 19 de outubro, que resultou na eleição de Rodrigo Paz como novo presidente do país.
A esperança de que cheguem dias melhores para a Bolívia
No comunicado, os prelados destacam a boa participação cidadã ocorrida em uma “jornada democrática pacífica, exercendo o direito ao voto e mostrando o compromisso que os une como país”.
“Essa participação expressa a esperança de todos: que cheguem dias melhores para a Bolívia.”
Não decepcionem a confiança do povo
Nesse sentido, a Conferência Episcopal Boliviana faz um apelo a todos os atores políticos e sociais para aceitarem com serenidade os resultados do processo eleitoral, respeitando a decisão soberana do povo boliviano, a fim de trabalhar unidos pelo bem do país.
“Aos que foram eleitos, lembramos que seu mandato deve ser exercido com ética, transparência e espírito de serviço, colocando sempre o bem comum acima de interesses pessoais ou partidários. Não decepcionem a confiança que o povo depositou em vocês.”
Desafios que afetam a população boliviana
Além disso, os bispos recordam os desafios urgentes que afetam a população boliviana e confiam que o novo governo eleito saberá enfrentá-los, priorizando o bem-estar de todos os bolivianos.
“Entre eles, a atenção às famílias que vivem em situação de pobreza; a melhoria do acesso à saúde e aos medicamentos; a educação; a atenção preferencial aos setores mais vulneráveis; bem como o abastecimento de combustíveis e a retomada da economia.”
Trabalhar unidos pelo bem do país
Por fim, os bispos concluem invocando “a proteção de Deus, Senhor da vida e da história, e a intercessão de nossa Mãe, a Virgem Maria”.
“Pedimos ao nosso Criador que derrame suas bênçãos sobre nossa pátria e sobre as autoridades eleitas, e que inspire todos os bolivianos a trabalhar unidos pela justiça, pela reconciliação e pelo progresso da nação.”
Fonte: Vatican News
