Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Pela primeira vez, uma mulher lidera a Igreja da Inglaterra – Vatican News


Sarah Mullally é nomeada Arcebispa de Cantuária, em substituição de Justin Welby. O Cardeal Kurt Koch, Prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, faz votos para que a proximidade entre as Igrejas Católica e Anglicana “continue nos próximos anos, enquanto continuamos a trilhar neste caminho”.

Giovanni Zavatta – Cidade do Vaticano

Pela primeira vez na história, uma mulher vai liderar a Igreja da Inglaterra e, por conseguinte, a Comunhão Anglicana, com seus cerca de 85 milhões de fiéis. Após um longo processo de consulta pública e discernimento, a “Comissão de Nomeações da Coroa” escolheu Sarah Mullally, como nova Bispa de Londres e 106ª Arcebispa de Cantuária. Sua Majestade, o Rei Carlos III, aprovou a nomeação, segundo o que foi anunciado, nesta sexta-feira, 3 de outubro, em Downing Street.

Ouvir as pessoas com atenção

Sarah, nomeada sucessora de Justin Welby, que renunciou em novembro de 2024, declarou: “Ao responder ao chamado de Cristo para este novo ministério, faço-o com o mesmo espírito de serviço a Deus e aos irmãos, desde a minha adolescência, quando comecei a crer”. E acrescentou: “Em cada etapa deste caminho, ao longo da minha profissão de enfermagem e do ministério cristão, aprendi a ouvir, com atenção, as pessoas e as orientações de Deus, buscando dar-lhes unidade, para encontrar esperança e cura”.

Tomada de posse em março

Sarah Mullally — que tomará posse, oficialmente, em uma cerimônia na Catedral de Cantuária, em 25 de março de 2026, – nasceu em Woking, Surrey, em 1962. Converteu-se ao cristianismo aos 16 anos. Antes de receber a ordenação, em 2001, trabalhou como enfermeira, em cargos de responsabilidade e distinção, no Serviço Nacional de Saúde. Em 2015, assumiu o cargo de Bispa Sufragânea de Crediton, diocese de Exeter; em 2018, tornou-se Bispa de Londres. De 2020 a 2023, guiou o processo de discernimento “Vivendo no Amor e na Fé”, no âmbito da Igreja da Inglaterra. Casou com um arquiteto e é mãe de dois filhos.

Auspícios do Cardeal Koch

Em uma carta à Arcebispa-designada de Cantuária, o Cardeal Kurt Koch, Prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, expressou-lhe seus melhores votos “enquanto se prepara para assumir este importante serviço”. E recordou: “A Igreja Católica e a Comunhão Anglicana estão engajadas em um diálogo teológico oficial, há quase sessenta anos, durante os quais crescemos muito na compreensão mútua. Este trabalho de busca por uma comunhão mais profunda tem sido sustentado por uma afabilidade nas relações entre os pastores de nossas duas Comunidades, como aconteceu após a morte do Papa Francisco, quando muitos Bispos da Comunhão Anglicana participaram das exéquias. Expresso, calorosamente, a minha esperança de que a nossa proximidade possa continuar nos próximos anos, enquanto prosseguimos juntos no nosso caminho”.


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo