
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Diretoria Executiva, comunicou na manhã desta quinta-feira (25), que realizará processo licitatório apenas para o programa de microcrédito urbano, o Crediamigo. A deliberação contraria a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que havia determinado a inclusão também do microcrédito rural.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Em comunicado ao mercado, a instituição informou que a Diretoria Executiva autorizou a criação de um grupo de trabalho para apresentar um plano de providências, contemplando estudos e avaliações sobre a seleção de instituições para operacionalizar o programa. O BNB destacou, ainda, que demais decisões relacionadas aos microcréditos serão divulgadas futuramente.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O TCU havia determinado que o BNB realizasse processos licitatórios para escolher as entidades responsáveis pela operacionalização do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). O relator do processo, ministro Jhonatan de Jesus, apontou irregularidades na contratação direta da Camed, empresa ligada a funcionários do próprio BNB, sem experiência prévia e com custos superiores aos de gestões anteriores, o que gerou risco de conflito de interesses e descumprimento dos princípios de isonomia e economicidade.
Confira documento:

Veja mais em Portal CN7



