Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Celebrar o melhor da África pelo viés do pensamento e da cultura – Vatican News

É o que trouxe a Roma e ao Vaticano, estes dias, Filinto Elísio e Márcia Souto, da Rosa de Porcelana Editora, e o seu parceiro, Stéphane Bitchatchi, da Nova Monti, instituição que promove eventos culturais internacionais e que se alinha neste esforço de dar a conhecer a África através do que tem de melhor: cultura e pensamento. Em fase de estruturação estão diversos eventos para novembro deste ano e para 2026 – revelaram à Vatican News.

Dulce Araújo – Vatican News

Vai ser já no dia 18 de novembro de 2025, uma jornada de extensão, no Vaticano, do Festival de Literatura Mundo do Sal e que culminará com a apresentação, pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, do livro “Mudança de Paradigmas: Filosofia e Geopolítica” da autoria de Filomeno Lopes.

É uma forma de celebrar os 50 anos de independência de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe e os seus líderes mais representativos, Amílcar Cabral e Agostinho Neto, assim como o Papa Paulo VI que, em julho de 1970, os recebera em audiência, juntamente com Marcelino dos Santos.

Um evento de maior envergadura que abrangerá diversos aspetos culturais, desde galas musicais, mostras, literatura, culinária, entre outros, está a ser preparado para 2026.

Tudo para dizer ao mundo, com a sensibilidade de leigos próximos à Igreja e cientes do papel cultural e religioso que ela pode ter juntos dos africanos, que a África tem muito a dar em termos de pujança cultural e, sendo o continente mais jovem do Planeta, gostaria de albergar, um dia, no seu solo, as Jornadas Mundiais da Juventude. 

o Poeta Filinto Elísio e o promotor cultural, Stéphane Bitchatchi, na Rádio Vaticano

o Poeta Filinto Elísio e o promotor cultural, Stéphane Bitchatchi, na Rádio Vaticano

As relações diplomáticas entre a Santa Sé e a África remontam ao século XVII, quando o príncipe António Manuel N’Vunda veio a Roma com uma mensagem do Reino do Congo para o Papa Paulo V. Ambos estão sepultados na Basílica de Santa Maria Maior. 

Estes dois Papas (Paulo V e Paulo VI) que especial importância tiveram para o Continente, Berço da Humanidade, serão, portanto, celebrados nesta interface Vaticano/África – explica Filinto Elísio.

E neste cinquentenário de independência dos acima referidos países, recorda-se o processo geral de libertação da África e seu o esforço por dar uma imagem de si diferente daquela que é geralmente veiculada na Europa.

Um esforço que conta com a indefetível colaboração da Nova Monti – garante Stéphane Bitchatchi – e o cunho dos cofundadores da Rosa de Porcelana Editora: Filinto Elísio e Márcia Souto. 

Confira as palavras de Filinto Elísio e Stéphne Bitchatchi na emissão “África em Clave Cultural: personagens e eventos” do dia 2/10/25: 

Recorde-se que o Festival de Literatura Mundo do Sal promovido pela Rosa de Porcelana Editora, teve a sua sexta edição em junho de 2025 naquela ilha cabo-verdiana e prevê extensões em várias partes do mundo, como a que vai acontecer,  em novembro, no Vaticano. 

Momentos da entrevista

Momentos da entrevista

 


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo