
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) prendeu 20 integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) durante a Operação Nexus, deflagrada nesta terça-feira (30). O grupo era responsável por organizar a distribuição de drogas em Fortaleza e mantinha contato direto com líderes da facção no Ceará que estão escondidos no Rio de Janeiro, segundo as investigações.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A ofensiva ocorreu em Fortaleza, Caucaia, Martinópole e São Paulo, mobilizando mais de cem policiais e resultando também no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão. Entre os presos, nove são mulheres. Uma delas foi flagrada dentro de um ônibus em Caucaia com 08 quilos de drogas, com apoio de um cão policial. Ao todo, oito quilos de entorpecentes foram apreendidos.
Entre os capturados estão dois homens já conhecidos pela polícia: um de 34 anos, preso no bairro Padre Andrade, com antecedentes por roubo e furto; e outro de 29 anos, detido no bairro Vila Velha, que já respondia por tráfico de drogas. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico.
As investigações começaram em 2023 a partir da análise de dados que indicavam a atuação do grupo em bairros como Floresta, Jardim Iracema e Jardim Guanabara. Segundo o delegado Paulo Renato, titular da Denarc, os suspeitos recebiam orientação de integrantes do CV ligados ao Ceará que se refugiaram no Rio de Janeiro.
Além das prisões, a polícia apreendeu dois veículos — um Corolla e um Compass — e celulares que serão periciados. Os detidos responderão por integrar organização criminosa e tráfico de drogas.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O governador Elmano de Freitas comentou a operação nas redes sociais, destacando que as ações fazem parte do esforço do Estado em combater facções criminosas e o tráfico de entorpecentes no Ceará.
Confira a publicação:

Veja mais em Portal CN7



