
Durante audiência na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (23), o deputado federal Danilo Forte (União Brasil) fez um alerta sobre a escalada da violência no Ceará e a presença cada vez mais intensa do crime organizado. Ele defendeu mudanças legais para enfrentar a situação.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo o parlamentar, a realidade do Estado é preocupante, com grupos criminosos praticando extorsão e ganhando espaço em diferentes esferas. Danilo Forte lembrou que apresentou o Projeto de Lei 1283/2025, que propõe classificar essas organizações como terroristas, o que permitiria ações mais severas, como o confisco rápido de bens, penas mais altas e mobilização das Forças Armadas no combate ao crime.
O deputado citou o município de Itapajé, que, em poucos meses, registrou 28 homicídios — três deles de empresários que resistiram à extorsão.
Danilo Forte também apontou a desativação de postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará, em rodovias como a BR-222 e a BR-116, como um equívoco, já que os locais são rotas de tráfico de drogas. Ele defendeu o uso das Forças Armadas em portos e áreas estratégicas e criticou a proposta atual da PEC da Segurança Nacional, por considerá-la “administrativa” e pouco voltada ao enfrentamento direto da criminalidade.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Para o parlamentar, é urgente criar um arcabouço jurídico que permita ações preventivas e dê mais efetividade ao trabalho policial. “O Brasil precisa acordar para enfrentar a violência que atinge cidadãos comuns e ameaça a segurança nacional”, afirmou.
Veja mais em Portal CN7



