Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Brasília Hoje: Sabatina de Gonet para recondução à PGR será dia 12 de novembro, diz presidente da CCJ

O procurador-geral Paulo Gonet passará por nova sabatina no Senado em 12 de novembro para confirmar sua recondução à chefia da PGR (Procuradoria-Geral da República).

A data foi definida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Otto Alencar (PSD-BA). “No dia 5 [de novembro] eu vou ler a mensagem com a indicação e dou vistas aos senadores. Sabatina será dia 12 pela manhã e votação no plenário à tarde”, disse.

O relator da indicação de Gonet para o novo mandato à frente da PGR será o senador governista Omar Aziz (PSD-AM).

A escolha da data foi acertada na última quarta-feira (8) à noite, em conversa entre Otto Alencar e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A confirmação da sabatina foi feito no momento em que se intensifica uma disputa pela indicação de Lula à vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal) com a aposentadoria compulsória de Luís Roberto Barroso.

Lula assinou em 27 de agosto a recondução de Gonet para o cargo de procurador-geral da República, por mais dois anos. A indicação precisa passar por sabatina na CCJ do Senado e aprovação no plenário, com pelo menos 41 votos.

Senadores governistas esperam não encontrar dificuldades para a aprovação de Gonet. Eles admitem, porém, que a margem de votos pode ser mais apertada do que em 2023, quando o PGR conseguiu 65 votos favoráveis e 11 contrários, por causa da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados pela trama golpista.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo