
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de “perigo potencial” por ventos fortes, que afeta uma parcela do litoral brasileiro, incluindo municípios do litoral do Ceará. Conforme o Instituto, espera-se intensificação dos ventos nessas regiões, movimentando dunas de areia sobre as construções nas orlas. O alerta se refere ao período de 26 a 31 de outubro.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
De acordo com Inmet, as áreas afetadas incluem: Noroeste Cearense, Norte Cearense, Metropolitana de Fortaleza, Leste Maranhense, Jaguaribe, Norte Maranhense, Norte Piauiense, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Leste Potiguar e Agreste Potiguar.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Nas áreas intensificadas, é possível ter registro de ocorrências ocasionadas pelos fortes ventos nas áreas identificadas. A orientação do Instituto Nacional de Meteorologia, em caso de necessidade, é entrar em contato com a Defesa Civil, através telefone 199.
Quais cuidados devem ser tomados
Em caso de rajadas de ventos, o principal cuidado a ser adotado é evitar permanecer em locais abertos. Isso porque podem ocorrer quedas de árvores, destelhamentos e a movimentação de objetos soltos, que oferecem risco de acidentes. Em residências, recomenda-se reforçar telhados, toldos e janelas, além de manter portas e janelas bem fechadas para evitar danos causados pelo vento e pela chuva.
É importante manter distância de estruturas que possam desabar, como postes e árvores, assim como desligar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica com o objetivo de evitar riscos de curtos-circuitos em caso de tempestades associadas.
Veja a lista de municípios:
Veja mais em Portal CN7



