Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Nordeste – Nariz eletrônico detecta bebidas adulteradas com 98% de precisão

Foto: divulgação UFP

Em meio ao aumento de casos de intoxicação por metanol causados por bebidas alcoólicas adulteradas, pesquisadores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram uma tecnologia inovadora: um nariz eletrônico capaz de identificar a presença de metanol e outras adulterações em apenas uma gota da bebida.

De acordo com o professor Leandro Almeida, responsável pela pesquisa, o equipamento “transforma aromas em dados”, permitindo que a inteligência artificial reconheça a assinatura de cada amostra. Após ser calibrado com bebidas originais, o sistema é capaz de detectar versões falsificadas ou diluídas em até 60 segundos, com uma precisão de 98%.

Inicialmente, o projeto foi desenvolvido para o setor de petróleo e gás, com o objetivo de avaliar o odorizante do gás natural. Com o avanço da tecnologia, o nariz eletrônico ganhou novas aplicações e hoje tem potencial para ser usado em diversos setores, como o alimentício e o hospitalar, podendo identificar a qualidade de produtos como café, pescados, carnes e até óleos vegetais.

Os pesquisadores também estudam formas de levar a inovação ao mercado, tornando-a acessível a bares, restaurantes e consumidores. Entre as ideias está o uso de tótens que permitam aos clientes verificar a autenticidade das bebidas, além de versões portáteis e até uma “canetinha” que possibilite o teste direto pelo consumidor final.

Apresentado durante o Rec’n’Play 2025 — festival de inovação e tecnologia realizado no Porto Digital, em Recife —, o nariz eletrônico ainda está em fase de testes laboratoriais. Para chegar ao mercado, o projeto precisará de cerca de R$ 10 milhões em investimentos para adaptar a tecnologia ao uso comercial.

Portal de Notícias CE – “Compromisso com a notícia. Respeito com você!”

materia2


Veja mais em Portal de Notícias CE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo