
A vereadora de São Paulo Amanda Vettorazzo (União Brasil) acionou a Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo contra a bolsonarista Zoe Martínez (PL) após uma discussão provocada por uma postagem em rede social sobre a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem.
Na quarta-feira (17), após a Câmara dos Deputados aprovar o texto que dá ao Congresso o poder de barrar processos criminais no STF (Supremo Tribunal Federal) contra deputados e senadores, Vettorazzo fez uma postagem contra a PEC, criticada por restringir a prisão em flagrante de parlamentares e exigir aval do Legislativo para que o Judiciário inicie processo criminal contra qualquer parlamentar, em voto secreto.
As postagens foram rebatidas por Zoe, que usou o argumento de bolsonaristas de que a proposta busca garantir a liberdade de expressão contra suposta “perseguição política” do Supremo.
Ambas começaram a discutir na rede social e Zoe fez ataques pessoais à colega, chamando-a de “bandejão da municipalidade”. Em outra postagem, a bolsonarista escreveu: “Sempre mostrando os peitinhos e de vestidinho curtinho hahaha cada um se vira como pode, né?”.
Vettorazzo, ligada ao MBL (Movimento Brasil Livre), afirma na representação que a manifestação não pode ser interpretada como mero exercício da liberdade de expressão.
“A vereadora Zoe Martínez afirmou que a vereadora Amanda Vettorazzo tem comportamento promíscuo, obsceno e despudorado”, diz Vettorazzo. “Os insultos têm caráter libidinoso referem-se aos órgãos sexuais, buscando diminuí-la e profanar, desonrar, manchar e macular sua dignidade como mulher e como parlamentar.”
Procurada, Zoe acusou Vettorazzo de ter distorcido informações sobre a PEC. “Corrigi os fatos, com base no que realmente está na Constituição e até veículos de imprensa reconheceram que minha interpretação estava correta. Foi a partir daí que ela partiu para o ataque pessoal”, afirma.
“O engraçado é que essa turma adora puxar briga para aparecer. Mas quando não sustenta o debate, apela para o pessoal. Foi o que aconteceu quando a vereadora Amanda Vettorazzo me chamou de ‘cubaninha do Valdemar’ e de ‘forasteira’”, complementa a vereadora aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Veja mais em Folha de S. Paulo