Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Sacerdote é encontrado morto no México, após desaparecimento – Vatican News


O Pe. Bertoldo Pantaleón Estrada havia desaparecido no último sábado (04/10). O assassinato ocorreu no estado de Guerrero, região marcada pela violência causada por gangues criminosas e cartéis de drogas. A dor do bispo de Chilpancingo-Chilapa: ato deplorável; exorto as autoridades a encontrarem os responsáveis.

Cecilia Seppia – Vatican News

Após dias de angústia e buscas intensas, foi encontrado sem vida o corpo do Pe. Bertoldo Pantaleón Estrada, de 58 anos, pároco da comunidade de San Cristóbal em Mezcala, no estado de Guerrero, no México. Ele havia desaparecido na manhã de 4 de outubro e imediatamente os colaboradores mais próximos da sua diocese, a de Chilpancingo-Chilapa, informaram as autoridades locais e solicitaram a ativação do protocolo de busca, “enfatizando a importância de garantir o máximo respeito à sua pessoa e à comunidade local” e evitando o envolvimento da mídia.

A notícia da morte chegou no final da manhã de terça-feira, 7 de outubro, e divulgada primeiro pela polícia e depois confirmada pela paróquia que o Pe. Bertoldo liderava há 8 anos. A Procuradoria Geral do Estado de Guerrero abriu uma investigação por homicídio e ordenou a intervenção da polícia investigativa para recolher provas e esclarecer as circunstâncias da morte. De acordo com o que foi divulgado nas redes sociais da paróquia, o funeral será realizado nesta quarta-feira (08/10) na sua terra natal, La Changata, Gro.

Narcotráfico e violência no estado de Guerrero

A cidade de Mezcala, onde ocorreu o que parece ser mais um crime hediondo contra padres e membros do clero, é caracterizada por altos níveis de violência devido à presença de vários grupos criminosos, gangues armadas e narcotráfico. Na mesma região, há mais de 10 anos, 43 estudantes da escola normal desapareceram em um caso ainda não resolvido.

Todo o estado de Guerrero, considerado um dos mais violentos do México, é conhecido pela grave violência relacionada às drogas, especialmente na cidade de Acapulco, onde vários cartéis lutam pelo controle do território e do tráfico ilícito. A criminalidade teve um impacto devastador no turismo e na vida cotidiana, levando ao fechamento de escolas devido às ameaças dos cartéis e não poupa a Igreja: 

“9 padres e 2 seminaristas foram mortos desde 2009 até hoje enquanto desempenhavam seu serviço.”

A diocese: ato lamentável

Os jesuítas do México expressaram condolências pela morte do Pe. Bertoldo e pediram mais esclarecimentos sobre as circunstâncias do assassinato. No site da diocese, a nota do bispo de Chilpancingo-Chilapa, José de Jesús González Hernández, expressa profunda dor e consternação pelo ocorrido e exorta as autoridades a encontrarem os responsáveis o mais rápido possível. “Elevo a Deus nosso Senhor as minhas orações, bem como as de toda a comunidade diocesana, pelo seu descanso eterno e, como bispo e pastor, acompanho a sua família nestes momentos difíceis”, lê-se no texto. “Junto com meus irmãos sacerdotes, como a fraternidade diocesana que construímos, peço a todos vocês que demonstrem solidariedade ao irmão sacerdote, oferecendo o sacrifício da Santa Missa por seu eterno descanso. Peço também com grande insistência às nossas autoridades que nos ajudem a esclarecer as responsabilidades daqueles que estão envolvidos neste ato lamentável. Como bispo e em nome de toda a comunidade diocesana, concedo o perdão por esses atos àqueles que estão diretamente envolvidos, deixando a Deus a tarefa de fazer justiça. Apelo à conversão de nossos corações a Deus e peço que continuem a trilhar o caminho da paz e em favor da vida”.

Bispos mexicanos: a sociedade deve respeitar a vida

Dor e consternação também por parte da Conferência Episcopal Mexicana (CEM). Os bispos expressaram proximidade a dom José de Jesús González Hernández, bispo de Chilpancingo-Chilapa, ao seu presbitério, à comunidade paroquial e aos familiares do Pe. Bertoldo. O comunicado continua agradecendo a Deus pelo ministério do sacerdote, “por sua generosa dedicação ao serviço do Evangelho e da Igreja, especialmente entre as comunidades que lhe foram confiadas”, e lança um apelo direto às autoridades: “exigimos das autoridades competentes do Estado e da Federação uma investigação rápida, exaustiva e transparente que permita o esclarecimento deste crime e a justa punição dos responsáveis”. Os bispos reafirmam ainda a necessidade de uma sociedade pacífica e respeitadora da vida: “como pastores do Povo de Deus, levantamos nossa voz para lembrar a todos que nenhuma forma de violência pode ter espaço em uma sociedade que honra a vida e busca o bem, a verdade e a paz para todos os seus cidadãos”.


Fonte: Vatican News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo