
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que Washington prepara novas sanções contra o Brasil em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e 03 meses de prisão por organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Em entrevista à Fox News, Rubio afirmou que a decisão será detalhada na próxima semana. “Haverá uma resposta dos EUA a isso, e faremos alguns anúncios sobre as medidas adicionais que pretendemos tomar”, declarou, acusando a Justiça brasileira de conduzir uma “campanha de opressão judicial” e criticando o ministro Alexandre de Moraes.
As medidas devem ser anunciadas enquanto o presidente Lula e ministros estarão em Nova York para a Assembleia Geral da ONU. Lula já antecipou que denunciará o que considera uma violação da soberania brasileira.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Na última quinta-feira (11), após o julgamento, o Itamaraty reagiu às declarações de Rubio e disse que o Brasil seguirá “defendendo a soberania do país de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem”, ressaltando que ameaças não intimidarão as instituições brasileiras.
Veja mais em Portal CN7