
A conta oficial do governo Lula (PT) nas redes sociais divulgou um vídeo pedindo que deputados sejam acionados para destravar a votação do projeto de lei que dá isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5.000.
Considerada principal pauta do governo federal no Congresso neste ano, a proposta foi aprovada no âmbito de uma comissão especial em julho e teve o requerimento de urgência chancelado pelos parlamentares no dia 21 de agosto. Agora, cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautar o projeto para ser votado em plenário.
Elaborado pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência, o vídeo pede que as pessoas se mobilizem para acionar deputados e aprovar a proposta. “Para dar bom, o Congresso precisa aprovar. Então compartilhe esse vídeo com o seu deputado”, diz o narrador do filme.
Na legenda da publicação, o perfil oficial do governo diz que “chegou a hora” de a Câmara aprovar a proposta.
Parlamentares governistas e integrantes do Palácio do Planalto querem levar o projeto para votação ainda nesta semana. O PL, no entanto, pressiona para que seja apreciado o projeto que dá anistia aos condenados pelos ataques golpistas do 8 de janeiro e que poderá incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No último dia 8, Motta afirmou em publicação nas redes sociais que há um compromisso da Câmara em votar a proposta. “Há um entendimento da Casa que é uma prioridade para o Brasil e os brasileiros”, escreveu.
Interlocutores do parlamentar afirmam que ele tem sinalizado a intenção de votar o projeto do IR, mas ainda não há decisão se isso ocorrerá nesta semana. Um encontro entre as lideranças da Câmara para discutir a pauta do plenário está previsto para ocorrer nesta terça-feira (16).
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Veja mais em Folha de S. Paulo