Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Governo lança na COP30 protocolo para proteger mulheres em desastres climáticos

O Ministério das Mulheres vai apresentar na COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, um protocolo internacional de proteção a mulheres em situações de crise climática, com objetivo de incluir a perspectiva de gênero nas discussões sobre clima.

O Protocolo Internacional de Atendimento às Mulheres em Emergências Climáticas e Desastres, elaborado com apoio da ONU Mulheres, faz parte do Plano de Aceleração de Solução. O texto traz diretrizes internacionais para garantir a proteção e os direitos das mulheres em situações de crise climática.

Dados da ONU Mulheres indicam que mulheres e meninas estão entre os grupos mais afetados por emergências climáticas e são até 14 vezes mais propensas a morrer em desastres do que os homens.

A proposta tem quatro eixos centrais, entre eles produção de dados por por gênero e raça e/ou etnia para revelar as reais necessidades das mulheres em situações de crise e ampliar os recursos para iniciativas de mulheres.

“O Brasil apresenta à COP30 uma proposta inovadora, que coloca a vida e os direitos das mulheres no centro da governança climática. Emergências não podem significar retrocessos ou mais violência contra as mulheres”, afirma a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. “Nosso compromisso é garantir que, mesmo diante das crises, a dignidade, a segurança e a participação das mulheres sejam prioridades absolutas.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo