Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Após perder mandato, ex-deputado do PT é nomeado assessor na Assembleia de SP

O ex-deputado estadual Simão Pedro (PT) retornou à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) como assessor parlamentar após ter perdido o seu mandato por determinação do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

Ele está lotado na 1ª Secretaria da Mesa Diretora, comandada pelo seu partido, desde 15 de setembro e disse que aguarda o resultado de recursos sobre a sua situação na Justiça Eleitoral.

“Estou assessorando o deputado Maurici, nosso 1º secretário, enquanto as instâncias superiores do Judiciário analisam nossos processos”, disse ele ao Painel.

O deputado disse à reportagem já ter atuado no gabinete em outras ocasiões. No histórico dele na Assembleia, acumula passagens pela 1ª Secretaria em 2001 e entre 2017 e 2022.

A 1ª Secretaria é um dos postos de maior influência na Mesa Diretora por ser responsável pela parte administrativa da Alesp, como fiscalizar as despesas. Além disso, são 33 cargos à disposição do gabinete, que por acordos internos, está há mais de 20 anos com o PT.

Simão Pedro perdeu o mandato em julho deste ano, quando o TRE-SP rejeitou uma ação que suspendia a sua saída do cargo por causa de fraudes à cota de gênero cometidas por Pros e PTB, partidos já extintos, na eleição de 2022.

Apesar de nenhum representante das siglas ter sido eleito para a Alesp, os votos dos dois partidos foram anulados e o total de votos válidos (que excluem brancos e nulos) foi alterado, modificando o quociente eleitoral e, consequentemente, o resultado das eleições.

A retotalização havia sido anunciada em novembro de 2024. Na ocasião, Simão Pedro obteve uma liminar para suspender os efeitos e manter o seu mandato até que o julgamento sobre a fraude nas cotas de gênero fosse concluído –o que ocorreu em julho deste ano.

Após a decisão, Simão perdeu o mandato e Camila Godoi (PSB) assumiu a cadeira de deputada estadual.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo