Carregando música...
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Painel: Atual chefe da Defensoria da União é o mais votado em eleição para comandar órgão

O atual defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, foi o mais votado na eleição virtual para escolher quem vai comandar a DPU (Defensoria Pública da União) no biênio 2026-2028, segundo resultado divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (12).

Ele recebeu 486 votos. Em segundo lugar, com 279 votos, ficou Tarcijany Linhares Aguiar Machado, atual defensora regional de direitos humanos substituta no Ceará. Fabiano Caetano Prestes, da categoria especial e lotado em Brasília (DF), teve 251 votos e foi o terceiro mais votado.

Também participaram da eleição o defensor federal da 2ª categoria Leonardo de Castro Trindade, lotado em São Paulo e que recebeu 240 votos, e o defensor federal de categoria especial Holden Macedo da Silva, com 188 votos.

Após a fase de recursos e a divulgação do resultado final, no dia 17, os nomes vão compor a lista tríplice que será enviada ao presidente Lula (PT), que escolherá um dos nomes.

O escolhido, a seguir, precisará ser sabatinado no Senado, onde terá que contar com o apoio da maioria dos senadores.

A votação ocorreu entre esta quinta-feira (11) e esta sexta-feira (12). Os candidatos precisavam ter idade mínima de 35 anos, estabilidade na carreira e ter efetiva atividade nas funções de defensor público federal.

Atual defensor público-geral federal, Magalhães foi indicado por Lula no final de novembro de 2023, depois que o Senado rejeitou o indicado anterior, Igor Roque —em um recado de insatisfação dos senadores ao governo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Veja mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo