
A criação de cinco parques urbanos, o lançamento da primeira Política Municipal de Mudança do Clima e o estabelecimento do Observatório dos Riscos Climáticos marcaram a abertura da conferência Diálogos Rumo à COP 30, realizada nesta quarta-feira (10/9), no Centro de Eventos. As medidas foram anunciadas pelo prefeito Evandro Leitão, que também oficializou a entrada de Fortaleza na Rede Global C40.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo prefeito Evandro, com as medidas, Fortaleza reforça seu papel na agenda internacional de sustentabilidade e se coloca entre as capitais que buscam soluções efetivas para a crise climática.
“Fortaleza está entre as quatro capitais, junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que estão realizando um evento como este, que antecede outro grande encontro: a COP30, em Belém, no final do ano. Fortaleza está sediando essa espécie de pré-COP, recebendo representantes de todo o Brasil, além de autoridades, estudiosos e ambientalistas, que vieram discutir a crise climática e a sustentabilidade em nossa cidade”.
Siga o canal do CN7 no Telegram
“Os anúncios que fizemos hoje: a adesão de Fortaleza à rede C40, que trará ainda mais visibilidade para a nossa capital, e a assinatura do Decreto Municipal que cria mais cinco parques urbanos, serão fundamentais para tornar Fortaleza uma cidade mais arborizada e comprometida, de forma efetiva, com a sustentabilidade”, concluiu o prefeito.
O decreto assinado cria cinco novos parques urbanos (Lagoa do Aracapé, Lagoa do Urubu, Zeza-Olho D’água, Zoobotânico do Passaré e Lagoa da Paupina), elevando para 30 o total de parques na cidade. As áreas passam a ser destinadas à preservação ambiental, lazer e promoção de bem-estar, além de passarem a contar com plano de manejo, possibilitando a ampliação da cobertura verde e redução das ilhas de calor.
Vilma Freire, secretária de Meio Ambiente do Ceará (Sema), comentou que a criação dos parques urbanos pode auxiliar na recuperação da cobertura verde de Fortaleza, que foi bastante reduzida nas últimas décadas. “É de conhecimento público um estudo publicado pela UFC no ano passado, que mostra que Fortaleza perdeu, nos últimos anos, 84% da sua vegetação nativa. E hoje o prefeito anunciou a criação de cinco parques. Eu me emocionei com esse anúncio, porque Fortaleza abriga o maior fragmento verde do estado do Ceará: o Parque do Cocó. Ampliar essas áreas em Fortaleza é um gesto concreto de sustentabilidade ambiental”.
Veja mais em Portal CN7