
Entre os dias 18 e 21 de setembro, foi celebrada a Semana Somos Um 2025 (SSU25) no Rio de Janeiro com o tema de Rm. 5,5 “A esperança não decepciona”, em comunhão com o ano jubilar e no contexto da celebração dos 1.700 anos do Concílio de Nicéia, mantendo assim a tradição recente de reunir cristãos de todas as partes para fazer uma experiência de imersão no estilo de diálogo sustentado entre os cristãos na capital fluminense.
Vatican News
Com uma programação vasta e diversificada, proposta em tom leve e fraterno, cristãos de diversas denominações vindos de diversos estados do Brasil uniram-se para orar juntos pela unidade dos Cristãos, fortalecer os vínculos de comunhão através de espaços de relacionamento e discernir juntos os próximos passos no caminho da promoção da Unidade do Corpo de Cristo.
A primeira atividade da semana aconteceu na tarde do dia 18/09 na ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na oportunidade a Pra. Monica Floriano (Ministério Restaurando Vidas-Jacaré/RJ), Sr. Gilmar (RCC-Rio) e Alexandre Assunção (Com. Coração Novo – Cabo Frio/RJ) conduziram juntos a tarde com pregação, oração e partilha de testemunhos, entre eles o do Pr. Bruno Ierullo (United in Christi), que estava acompanhado de um grupo de 5 pastores vindos do Canadá, Estados Unidos, Australia. Pr. Bruno ressaltou que mesmo sabendo se tratar de uma agenda nacional, ele e a equipe entenderam a importância de estar no Brasil para participar da SSU por acreditarem que a experiência de unidade vivida neste contexto abria caminhos para as outras nações fazerem também novas experiências em seus contextos locais.
Na noite do mesmo dia, o Pr. Thimoteo Neves recebeu os irmãos na Igreja Metodista do Méier para a “Noite de oração pela Unidade”. Na oportunidade, o ministério de louvor da Igreja recebeu os músicos ligados a MSU e juntos deram um forte testemunho de harmonia e comunhão fraterna através da música. O anfitrião convidou o Pe. Gildásio Vilanova (Com. Mar a Dentro), para pregação da Palavra na qual ele ressaltou a importância do caminho da unidade do Corpo de Cristo a partir dos textos dos Atos dos Apóstolos Cap. 4 e seguintes, e encorajou todos a viverem aspectos da unidade possível.
A manhã de sexta-feira (19/09) foi marcada por uma experiência de imersão no “Café Espiritual”, atividade que acontece a 13 anos, já passou por diversas Igrejas e comunidades cristãs, entre outros espaços. Desta vez a Comunidade Coração Novo foi a anfitriã. A programação contou com espaço para o louvor, partilha de testemunhos, oração e um café da manhã partilhado. Marcaram presença Pe. Maicon (Vig. Paroquial da Paróquia de Nsa. Sra. da Conceição – Eng. Novo), e o Vigário Episcopal e Pároco Com. Aldo Solto que deixou sua mensagem aos presentes em nome da Arquidiocese do Rio de Janeiro, além do Pr. Leandro da 1ª. Igreja Batista do Sampaio que participava pela primeira vez da atividade e testemunhou sua alegria em estar junto com os irmãos.
Mantendo a tradição que faz com que a Missão Somos Um seja reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, os participantes tiveram a oportunidade de uma visita guiada no Mosteiro de São Bento, no centro do Rio, que aconteceu na tarde de Sexta-Feira. Na oportunidade o grupo foi recebido por Dom Anselmo Chagas, que em nome do Abade Felipe, desejou a todos as boas-vindas. Foi um tempo de mergulho na história do Brasil, e no conhecimento a respeito da presença e do serviço do cristianismo nestas terras desde a sua descoberta.
Como já é tradição, na noite de sexta-feira foi aberta a IV Conferência Nacional de Louvor e Adoração Somos Um, no alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor. Depois de um tempo de louvor, oração e das palavras de acolhimento da Ir. Maria de Fátima em nome do Santuário do Cristo Redentor e do Pe. Maicon em nome da Arquidiocese, o Pr. Bruno Ierullo fez a ministração da palavra. Ele ressaltou que o Senhor está enviando missionários, ministros da reconciliação para se somar a Missão Somos Um, e que estes devem partir para a cidade, o Estado, o Brasil e o mundo, em uma referência ao envio feito por Jesus aos seus discípulos, em uma referência ao texto de Atos dos Apóstolos 1,8. O momento também foi marcado pela participação dos jovens que conduziram a oração. Mayara Pazeto e Mariana Zago da Igreja Cristã de Jundiai/SP ministraram um tempo de oração que colaborou para criar uma ambiente favorável para a meditação da palavra.
No sábado, 20/09, deu-se seguimento a Conferência que teve como moderadores a teóloga evangélica Mayara Pazeto e líder católico Alexandre Assunção, e foi marcada por profundos momentos de louvor e oração conduzidos pelo ministério de louvor da MSU, grupos de partilha, além de três momentos de pregação da Palavra. A primeira palavra esteve ao encargo de Izaias Carneiro (Fundador e Presidente da Com. Coração Novo, referencial para a Unidade no Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS e membro do Serviço Internacional) e do Pr. Silas Esteves (Fundador/Presidente Ministério Betesda e Presidente do Conselho de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro – Conic-Rio).
Izaias falou a respeito do Carisma da MSU, de sua estrutura e dos próximos passos na visão do anúncio do Querigma a partir da perspectiva da unidade, e ressaltou a importância do trabalho com as famílias “denominacionalmente mistas”, para fazer destas um espaço favorável para a oração de intercessão e testemunho da unidade do Corpo de Cristo.
Em outro momento de grande relevância, o Cardeal Orani João Tempesta O.Cist.; Arcebispo do Rio de Janeiro, e o bispo Abner Ferreira Presidente da Assembléia de Deus – Ministério Madureira, estiveram juntos e ressaltaram em sua fala a importância do caminho da unidade do Corpo de Cristo em uma sociedade polarizada. Ao final de sua fala juntou-se a eles o Bispo Anglicano Bill Pezutti da Flórida-EUA. Os três oraram e abençoaram a nova formação da liderança da Missão Somos Um que a partir de então passa a contar com a Pra. Mônica que faz a interlocução com os evangélicos a partir do Conselho Fraterno Local, o Pr. Silas Esteves que faz a interlocução com evangélicos do Conselho Fraterno Internacional, e do Pr. Luiz Guatura que passará a fazer a interlocução com os evangélicos do Conselho Fraterno Nacional, além de ser responsável como porta-vóz de todos os evangélicos ligados a Missão Somos Um. Ao lado deles e trabalhando com os católicos nestes níveis permanece o Sr. Izaias Carneiro, fundador da Comunidade Coração Novo e da Missão Somos Um.
A terceira e última palavra do dia foi ministrada pelo Pr. Luiz Guatura (Assembleia de Deus em Terra Brasil – Ministério de Madureira), que convidou os presentes a pensar o envio para a missão como um caminho a ser feito que inclui entre outras coisas a direção e a correção da parte de Deus. A Conferência se encerrou com oração final e a benção de Aarão.
O encerramento da Semana Somos Um aconteceu em um clima fraterna no Vale da Reconciliação da Comunidade Coração Novo. Depois da Eucaristia presidida pelo Pe. João Henrique da Com. Aliança de Miseri, a Missa foi concelebrada pelo Pe. Linconl, membro da mesma comunidade, além da celebração do culto e da ceia feita pelos irmãos evangélicos, a manhã se encerrou com um delicioso almoço.
A próxima agenda a Missão Somos Um acontece em 22/11/25, é o Encontro da Rede Internacional de Cristãos da Missão Somos Um que acontece na modalidade on-line e que terá o link de inscrição disponibilizado em suas redes sociais e no site oficial www.missaosomosum.com.br
A Semana Somos Um 2026 (SSU26) acontece entre os dias 14 e 20 de 2026 e acolherá a VII Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Missão Somos Um
Fonte: Vatican News


