
O advogado Matheus Mayer, do escritório Mayer Milanez, argumentou que o general Augusto Heleno estava afastado do ex-presidente Jair Bolsonaro desde que ele se filiou ao PL e trouxe o centrão para o governo para pedir a absolvição do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) na trama golpista.
Entre os exemplos usados estão reportagens de 2020 que citam a aproximação de Bolsonaro do centrão, inclusive a nomeação do presidente do PP, Ciro Nogueira, como ministro da Casa Civil, em julho de 2021. Também menciona matéria da revista Veja de fevereiro de 2022 que afirmava que Heleno estava sendo “deixado de lado por Bolsonaro.”
Mayer também reproduziu trecho do depoimento do ex-ministro do GSI neste ano no qual ele fala em “uma nova situação política, onde eu, claro, tinha que sentir que a situação era um pouquinho diferente”. Entre as declarações mencionadas está uma do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que disse que Heleno “foi cada vez menos sendo demandado para despachar e assessorar o presidente.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Veja mais em Folha de S. Paulo