

Entre os dias 29 e 31 de agosto, a Casa de Retiro Medalha Milagrosa acolheu o Retiro Anual Canônico dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Fortaleza e suas esposas, com o tema “Identidade Diaconal e seus aspectos”. O encontro foi conduzido pelo padre Josileudo Queiroz, que ao longo do final de semana ajudou os participantes a refletirem sobre a vocação e missão do diácono permanente na Igreja.
O retiro é um momento de escuta, oração, aprofundamento espiritual e convivência fraterna. Segundo o diácono Marcelo Moura, “essa é uma oportunidade de renovar o compromisso com a missão, à luz da identidade diaconal, fortalecendo o espírito de serviço e comunhão”.


A presença das esposas também foi um destaque especial do encontro. Para Nadja Emanuelle Menezes, esposa do diácono Roberto Menezes, o retiro proporcionou uma verdadeira experiência de fé:
“Participar do retiro dos diáconos e as esposas é um momento de recolhimento, oração e contato com a missão que Deus quer fortalecer com os diáconos e suas esposas. As palestras, os momentos de espiritualidade, nos levam ao sagrado. A participação do padre Josileudo fez toda a diferença nesse final de semana de bênçãos.”


O retiro anual é uma exigência canônica, mas sobretudo, é uma ocasião de graça para que os diáconos e suas famílias renovem suas forças, redescubram o sentido do chamado e sigam firmes na missão de servir ao povo de Deus com alegria e dedicação.
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza