
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, concedeu nesta sexta, dia 29, o Selo de Equidade de Gênero e Inclusão 2025/2026 a organizações públicas, privadas e da sociedade civil. A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, marcou a primeira edição da iniciativa e reuniu autoridades, representantes de empresas e beneficiárias do projeto Empodera.
A certificação reconhece práticas voltadas à igualdade de gênero e inclusão social em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. Além disso, 24 empresas que aderiram ao programa de ampliação da licença-maternidade receberam o Selo Especial Premium. Já 43 municípios foram contemplados com Menção Honrosa por cumprirem metas do programa Ceará Por Elas.
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou a importância da iniciativa para garantir inclusão e proteção. “As mulheres cearenses são as protagonistas dessa conquista. Estamos lutando para que a sociedade faça justiça às pessoas que são a maioria: as mulheres”, afirmou.
Entre as instituições reconhecidas, estão o Instituto Maria da Hora, premiado na categoria Ouro/Premium, e a ArcelorMittal Pecém, que conquistou o Selo Prata. Representantes das duas organizações ressaltaram projetos voltados ao empreendedorismo, formação de lideranças e incentivo à presença de mulheres em cargos de chefia.
A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, também destacou a responsabilidade social das empresas contempladas. “São empresas que, além da função social de gerar empregos e movimentar a economia, têm desenvolvido projetos como a ampliação das licenças maternidade e paternidade, oferta de locais adequados para amamentação, além de iniciativas que aumentam a presença de mulheres em cargos de liderança”, disse.
A programação incluiu ainda a entrega de 155 certificados do projeto Empodera e cheques do programa Capital Semente, que oferece apoio financeiro a mulheres em situação de vulnerabilidade. O incentivo será destinado a dez municípios prioritários, incluindo Fortaleza, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte, reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento da autonomia feminina.
Veja mais em Portal Ceará