
A Câmara Municipal de São Paulo recuou e finalmente decidiu cumprir decisão judicial que mandou instalar duas CPIs que vinham sendo barradas pela base do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Em despacho nesta segunda-feira (1º), o presidente da Casa, Ricardo Teixeira (União Brasil), nomeou os integrantes de comissões para investigar fraudes em habitações de interesse social, a ser presidida por Rubinho Nunes (União Brasil), e enchentes no Jardim Pantanal, que será comandada por Alessandro Guedes (PT).
Ambas haviam sido criadas pela Câmara, mas não funcionavam porque os partidos aliados de Nunes não indicavam seus representantes. O PT então entrou com ações na Justiça, e uma decisão obrigou que entrassem em operação.
Mesmo assim, o Legislativo paulistano se recusava a cumprir a ordem, alegando que já havia duas CPIs funcionando na Casa. Isso levou a uma nova decisão judicial reiterando a determinação, que foi finalmente cumprida agora.
A decisão foi comemorada pela líder do PT na Câmara, Luna Zarattini. “Vitória da oposição, mas sobretudo do povo paulistano, que resistiu às manobras e a tentativa de blindagem da prefeitura”, afirmou.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Veja mais em Folha de S. Paulo