
O Corpo de Bombeiros do Ceará realizou, na tarde desta quarta-feira (27), uma operação segura para o recolhimento de agrotóxico em uma residência no distrito de Lagoa Seca, em Quixeré. A ação ocorreu por volta das 15h e contou com a atuação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, da Prefeitura de Quixeré e de órgãos ambientais.
Antes da operação, foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Antônio Gonçalves, com a presença do Major André, comandante adjunto da Defesa Civil do Ceará; do Tenente Francivaldo, comandante adjunto da 1ª CIA/6º BBM de Limoeiro do Norte; da representante da Defesa Civil municipal, Salete; e do secretário do Meio Ambiente, Amilton.
O produto recolhido foi identificado como Terbufós, um inseticida organofosforado altamente tóxico, encontrado em forma de grânulos sobre o telhado da residência. Para evitar riscos à saúde, os bombeiros de Limoeiro do Norte utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) e seguiram protocolos rígidos de descontaminação.
A Adagri se comprometeu a articular com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) o transporte e o descarte ambientalmente adequado do material recolhido.
A família que reside na casa recebeu orientações sobre como proceder após o incidente e contará com apoio da prefeitura para a substituição das telhas afetadas.
Com a operação, as autoridades reforçam a importância da atuação conjunta entre órgãos públicos e ambientais para garantir a segurança da população diante de produtos perigosos.
Portal de Notícias CE – Compromisso com a notícia. Respeito com você!
Veja mais em Portal de Notícias CE